03/01/2007

Ventos e Marés



O mar está calmo e vento sopra a favor. Apenas preciso de alguma atenção para manter o barco na rota certa e continuar a viagem até ao fim . Será uma viagem feita de momentos : muitas emoções , encontros e desencontros , sobretudo muita aprendizagem . Não sei se será uma viagem longa ou apenas uma curta viagem mas quero que seja uma viagem feliz porque é a minha viagem !


E o vento continua emprestando a sua força para que o barco continue em viagem , é forte mas generoso , não deixa de soprar ao mesmo tempo que também não impõe a sua vontade , deixando que seja eu a tomar o controle do barco . Muitas vezes o rumo escolhido não será o melhor , pois , nem sempre fazemos a escolha mais adequada para cada momento mas foi a nossa escolha e por isso é concerteza a melhor !


Agitam-se as águas e começo a sentir ao de leve um vento contrário . É como se estivesse cansado das minhas escolhas e tivesse decidido dificultar o percurso ... mas eu sei que tenho de continuar e não vou mudar o rumo só porque surge alguma resistência, até porque se estou nesta viagem é para superar as dificuldades e aprender com elas . Cada obstáculo ultrapassado é uma prova ganha!


Mas este obstáculo é grande de mais , e o esforço que preciso para o contornar é cada vez maior .Tenho que arranjar força para não me deixar enredar no percurso , para alcançar outra vez águas calmas e ventos favoráveis e haverá então tempo para aproveitar a viagem ; voltar a sonhar e ser feliz ...


Não entendo porque é que continuo nesta luta sem êxito, quanto mais avanço mais me parece que não saio do mesmo sitio . O vento não abranda, as águas não acalmam e os obstáculos a ultrapassar são cada vez maiores . Faltam-me as forças e parece que vou ficar por aqui, não consigo ultrapassar tantas adversidades. esta será uma viagem inacabada!


Mas porque é que não consigo desistir ? Estou sem força , as contrariedades parecem cada vez mais inultrapassáveis mas quando quero parar de lutar e deixar-me dominar pelo fracasso que é esta luta surge sempre alguma luz que me indica a direcção a seguir .


Surge então uma nova esperança que me faz acreditar de novo nesta viagem . Parece que as contrariedades são apenas meros testes á minha capacidade de resistência .


Tenho de novo algumas condições a meu favor , acredito que vai ser mais fácil daqui para a frente , vou prosseguir e continuar a aprender , a apreciar e a ser feliz .


Engano meu ... a acalmia durou muito pouco , logo logo comecei a sentir de novo as águas a agitarem, o vento contrário e eis de novo aquela luta para não deixar o barco naufragar. A luta é até á exaustão, estou a perder completamente as forças e acho que é agora que tudo termina!


Mas lentamente e sem quase dar por isso vai-se instalando a calma e tudo fica diferente, tenho vontade de continuar !... O barco está feito em pedaços e vai custar muito mais conduzi-lo por entre as dificuldades que irão surgir mas sei que vou conseguir !


Vou percorrer o caminho todo , vou aprender com as contrariedades e retemperar forças com as venturas , apreciar os momentos felizes e fazer dos momentos menos felizes a aprendizagem para melhorar a cada segundo !